No meu olhar vive a minha alma, calma, a minha saudade do que me fez e faz feliz, e mais do que tudo isso, o meu amor.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

E a praia ali tão perto


 
 
Desde pequena que a visão do mar, o sentir a água salgada ao redor do meu corpo é para mim,  a melhor conexão ao Universo, foi durante muitos anos a unica maneira de me abstrair de tudo e sentir o pulsar da terra no coração do mar.
Nunca soube como meditar, o meu pensamento sempre foi veloz, selvagem e indomavel, mas se de meditação não se tratava estaria muito perto disso. Sempre adorei água, e sinto imenso a falta de um passeio à beira mar, do tocar as ondas, mesmo no Inverno.
 
Nunca vivi perto do mar, vivi sempre mais perto de rios onde não convem nadar. Mas na minha infancia e adolescencia, vivendo em Lisboa, as praias da linha de Cascais e mais tarde da Costa estavam ali tão perto e eu desfrutava de uma boa epoca balnear. 
Cheguei a passar férias em colonias ou no Inatel, que devido a ser tão nova nem sei bem o local onde ficavam, só sei uma coisa, eu adorava, passava o ano inteiro esperando por aqueles dias, e adorando mar, só saía de lá completamente gelada e enrugada e só pelo tempo suficiente para comer, me secar um pouco e aquecer.
 
A minha mãe não sabia nadar, mas confiando que eu tinha nascido com as qualidades de natação que o meu pai tinha, nunca se preocupou muito, mesmo quando só já via um ponto à distância. Era tão boa aquela liberdade e solidão vendo a praia lá do longe e só, aproveitando para no equilibrio da agua descansar, sempre conseguir boiar de qualquer jeito, não precisando de ficar deitada, logo ficava lá relaxando e descansando até achar que era hora de voltar.
Começando no final da minha adolescencia a trabalhar nas férias, numa fabrica perto do local onde nasci, comecei a perder este contato com o meu amigo mar, depois veio a faculdade e os exames, finalmente o casamento e viver bem mais longe do mar.
 
Sinto falta do meu mar, sinto tanta falta desses momentos, tanto, tanto ... que quando um casal nosso amigo nos convidou para irmos passar o fim-de-semana com eles a Portimão, só consegui pensar, sim eu quero ir, eu só fui a Lagos e por três dias à "seculos" atrás, eu quero levar a minha filha lá, eu quero sentir o mar, e a partir daquele momento, eu só via praia e sentia o quanto eu adoro lá estar.
Eu vou para estar com os meus amigos, mas só consigo sentir a sensação da água salgada ao meu redor, ou na visão do mar... incrivelmente tudo está quase certo, em poucos tempo iremos em rumo a Portimão. Chegaremos tarde, mas amanhã assim que poder, quero sentir a areia debaixo dos pés, o sol beijando a minha pele, e a água salgada me acariciando como que dizendo, finalmente voltaste, relaxa temos tanto para te contar.
Sei que não o poderei fazer como antigamente, a minha filhota irá comigo, e ela não trata o mar como amigo como eu, terei de estar do seu lado, vigilante, mas mesmo assim, brincando com o meu amigo Mar.
Bom fim de semana, eu espero que o meu fim de semana seja excelente e revigorante. Tudo de bom
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário