No meu olhar vive a minha alma, calma, a minha saudade do que me fez e faz feliz, e mais do que tudo isso, o meu amor.

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Gratidão é o sentimento que estou a trabalhar dentro de mim em 2013



Se me pedissem para escolher um sentimento que mais defina o que eu estou sentindo nos últimos tempos, esse sentimento é Gratidão

Sou grata pelo que a vida tem-me dado, pelos que fazem parte da minha família e/ou grupo de amigos.

Todos levemente aceitamos que temos muito porque agradecer a Deus, ao Universo, às pessoas que nos ajudam, mas basta um momento menos bom e logo o esquecemos. Colecionamos muitas vezes os maus momentos, e esquecemos os bons que nos aquecem o coração e o enchem de amor e felicidade.

Depois do tão desejado fim de semana numa praia linda e um mar sensacional, mais do que nunca e esquecendo que o meu portátil está ainda a formatar e o computador que estou a usar se desliga mais do que trabalha, que devido a um problema com o distribuidor do gás durante dois dias não tivemos gás em casa, que agora que temos o esquentador recusa-se a trabalhar e que a máquina de lavar, lava a roupinha toda mas embirra de não a querer devolver, sendo preciso rezar para que o faça cada vez que tento novamente escorrer a roupa (e se no caso do esquentador o mesmo é bem velhinho e tem as suas manias, a máquina só está na minha casa no máximo desde de 2008-2009), mesmo assim sinto-me feliz e grata pelo que vai correndo bem.

E não é que só agora o tenha notado, já vem de trás, mas cada vez mais quando vejo alguém numa situação que eu não gostaria de experienciar na minha vida, eu lhe desejo todo o bem e agradeço a Deus a minha vida. Ontem foi um desses dias em que mais uma vez, Deus me mostrou o quanto abençoada eu sou.

Tendo ido a Lisboa para uma consulta, acabei indo comprar uma fruta, pois teria de esperar, não sabia a que horas poderia voltar, e no entretanto, poderia sentir fome, escolhi a minha fruta e na hora de pagar, dei pela presença à minha frente de três mulheres que me pareceram ser de leste, todas levavam alguns alimentos e era visível o desconforto na hora de pagar, não sabendo se o dinheiro que tinham juntado chegaria, a ultima era bem jovem e muito bonita, mas não foi isso que me chamou à atenção, mas sim a simpatia dela com o casal de chineses que estava na minha frente e o seu sorriso. Mas quando chegou à hora de pagar, notei nela o mesmo nervoso e o medo que o dinheiro não chegasse, decidi que se tal acontecesse eu pagaria o resto, não foi necessário ainda sobraram uns cêntimos, mas se estivesse na fila a seguir a ela teria pago a sua conta, ainda mais quando à semelhança das anteriores a vi ir buscar as suas coisas, pedaços de madeira e restos que poderiam ser uteis para cozinhar ou viver. Sabendo quantas destas mulheres são obrigadas a viver da mendicidade, que são exploradas, senti que entre a sua vida e a minha só existia uma pequena diferença, mais uma vez eu tinha sido poupada, eu tinha uma casa para onde voltar, um emprego, uma vida menos dura, mas olhando os seus olhos eu não vi nada que me diferenciasse dela.

Antes pelo contrário, pareceu-me limpa, educada e de certo modo feliz, até ao momento de pagar e por aos ombros um saco que pouco menos deveria pesar do que ela.

Pensei que se a visse ao sair lhe daria algum dinheiro, mas tal mão aconteceu. Lamento mais por mim do que por ela, queria ter tornado o seu dia mais leve, queria-lhe ter dado um pedacinho de esperança.

Queria ter retribuído um nadinha a Deus tudo o que me tem dado na sua bondade.

Mas a minha lição de humildade, nunca termina quando se trata de ir a um hospital, ainda mais já tendo perdido a minha mãe, sei quantas orações, esperanças e lagrimas são partilhados nestes locais.

Ontem não foi exceção, a dor dos outros toca-nos, faz-nos sentir um milagre com prazo de validade, e o quanto fragil somos ou aqueles que amamos.
A vida só faz sentido se for vivida por e dando amor. Sempre peço a Deus por aqueles que cruzam a minha vida, mesmo os que não conheço e parecem disso necessitar, sempre peço pelos que me parecem muito felizes para que possam continuar, porque eu sei que só estes gestos de amor, podem mudar a nossa realidade e de quem está ao nosso redor, e custa tão pouco, são gestos tão simples que o outro nem tem de saber ou notar.

Existe um movimento global, existe até um filme sobre isso, Pay it forward, que se trata de gestos de ajuda a estranhos, como o que queria fazer aquela jovem, como sempre faço quando posso, e sei que tantas pessoas o fazem, não para que Deus nos dê em dobro, mas porque simplesmente é tão bom fazer alguém feliz.

Na próxima vez contarei aqui algumas pessoas que me fizeram bem nos últimos dias e pelo qual estou muito grata.

Bem hajam, e façam o favor de deixar o vosso coração sentir o carinho que vos envio e a gratidão que sinto por lerem o que escrevo. Muito obrigado
 
 

 

 

 
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário