No meu olhar vive a minha alma, calma, a minha saudade do que me fez e faz feliz, e mais do que tudo isso, o meu amor.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A necessidade da escolha



Recorrentemente, ao longo da minha vida, nas fases de decisão mais importantes e basilares, sempre me foram apresentadas diversas opções, de facto, em muitos dos casos mais do que as duas normais e obrigatórias.

Aconteceu-me quando entrei pela primeira vez na faculdade (acabei por ser aceite na estatal e em duas Universidades particulares, e em vários cursos diferentes), no trabalho e tantas outras fases ou opções na minha vida.

Toda a escolha tem inerente uma perda, que poderá ser pequenina ou grande, dependendo da situação e da nossa decisão. Deveria haver pistas ou indicações mais claras do caminho a tomar, mas frequentemente só nos é dado o livre arbítrio para o fazer.

No caso da Universidade, sei hoje que foi um erro ter apostado na estatal, ou pelo menos naquele curso, nunca o terminei, acabei por corrigir essa má opção anos depois, mas entretanto dediquei anos e um esforço vão na tentativa de o atingir. 
Para ajudar não tenho mesmo feitio para desistir, o que me levou a arrastar o erro ao ponto de pôr em causa as minhas capacidades. Felizmente lá mudei de curso, e em boa hora o fiz, pois hoje já me encontro a finalizar a segunda licenciatura.




Noutras situações do foro emocional, fosse com a família ou com amigos, ao tomar a minha decisão não fui muito melhor, mesmo sabendo que seria bem provável que não fosse a melhor escolha, mantive-me ligada aos meus princípios, promessas e escolhi pelo dever e razão. Muitas vezes, depois de algum tempo senti que somente eu estava a honrar o compromisso e nada tinha sido como o esperado. 


Duvido por isso, da minha capacidade de fazer esse tipo de escolhas quando Deus na sua infinita bondade me oferece vários caminhos possíveis, umas vezes fico tão indecisa e pondero tanto que o risco de parar e deixar o momento passar é bem real, outras reajo tão impulsivamente que é asneira na certa.


Encontro-me novamente perante um momento desses, não sei bem para onde seguir ou se devo optar por me manter como estou, não existem somente os caminhos possíveis a ponderar, existem também as vidas que essas decisões acabam por tocar e inevitavelmente alterar. Espero que independentemente do que decida, desta vez Deus encaminhe a minha escolha para o caminho que me permita sentir feliz, de bem com a vida e realizada. 





Sem comentários:

Enviar um comentário