No meu olhar vive a minha alma, calma, a minha saudade do que me fez e faz feliz, e mais do que tudo isso, o meu amor.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Afastando um pouco a tradição do filme



Porque mesmo quando sabem que aceitamos algo, as pessoas o escondem de nós?

Sinceramente não entendo porque mesmo sabendo que nos desiludem, magoam desnecessariamente, muitas vezes as pessoas que gostamos e queremos bem tem uma tendência, para mim incompressível, de como dizem os Brasileiros enfiar o pé na jaca.

Que quero dizer com isto, se já entrei a matar? Detesto meias verdades, mentirinhas básicas ou desculpas esfarrapadas, sou de um jeito tão soft, (que às vezes só me prejudica), que comigo é mil vezes melhor dizer a verdade que eu vou aceitar, posso não ficar nas nuvens, mas como sou humana, já vivi o suficiente para ter uma certa maturidade e antes de partir para a ignorância gosto de me por no papel do outro, é bem mais provável que o aceite e deixe passar.

Não falo de mentiras graves que põem em causa toda uma relação, mas daquelas que nos irritam profundamente e fazem o bom humor ir para o espaço.

Nelas incluo......

Agora não posso falar contigo mas volto a ligar mal chegue a casa, e depois quase todos conhecem a história, as horas passam e telefonema nada.
Claro que algo pode ter acontecido, pode até ter havido um esquecimento, as pessoas têm vida própria e não estão somente focados em nós, mas quando isto se repete e torna rotina, ai sim eu me passo, não era bem mais simples dizer, telefono depois quando puder, quando me lembrar, quando tiver disponibilidade para ti, nem que seja no dia de São Nunca à tarde? É que a certinha (idiota) aqui fica realmente à espera e muitas vezes nem sai de casa com medo de perder a ligação, pois a outra pessoa vai telefonar por minha causa. Sei que já existe telemóvel, mas o telefone permite chamadas gratuitas (a minha rede de telemóvel não o permite).

A pérola de todas para mim que não uso relógio, mas só entendo um atraso quando o mesmo não excede os 15 minutos é: Olha tenho de ir fazer algo, mas encontro-me/ apareço para falar contigo daqui a uma hora, e passam as 2, passam as 3 e nada. Pior ainda quando se ficou plantado num local qualquer à espera. Não seria bem melhor dizer, não sei fazer previsões de tempo, quando estiver de volta eu dou um toque, para quê pedir desculpa se sistematicamente se faz o mesmo. Sinceramente depois de 2 horas a mais, nem precisa voltar, apesar de ser habitualmente calma, nessa altura só me apetece é estrangular o /a desgraçado(a).


Outra que me tira do sério é: Estou muito ocupado, não tenho tempo para falar ou estar contigo, mas assim que terminar este trabalho sou todo teu (tua) o que seja, mas depois daquele trabalho, vem outra desculpa e você vê o tempo que estão em contacto é cada vez menos, até dois estranhos se falam mais.
Porque me irrita, somente porque depois sabemos que o fulano(a) teve tempo para fazer outro programa quase igual com outra amiga(o). Claro que ninguém é obrigado a fazer um plano de saída/contacto com ninguém, por isso mesmo pode falar abertamente, não me apetece sair/estar contigo, eu gasto o meu tempo em pequenas coisas e não sei onde te colocar, neste momento não estou temporalmente disponível para esta amizade, qualquer coisa que de facto seja a verdade.

Nos tempos de internet/mms/facebooks e outros, existe uma nova que me deixa completamente abananada e com vontade de dizer fui, adeus, chega. Não é estar off-line, porque isso por diversas razões também eu estou (embora não me sinta muito orgulhosa do feito). Mas sim, alguém que diz que desactivou uma destas paginas sociais ou já lá nem vai e por daquelas coincidências da vida, um dia abres uma pagina de alguém e vês um comentário do próprio datado desse dia. Bem esta deve ser o mais próximo de dar um tiro no próprio pé, pois nestas páginas existe algo como deixar de ser amigo, não é preciso chegar a este ponto. Se não tem coragem de dizer não quero perder o meu tempo na internet/facebook/mns contigo é  fazer o que tantos fazem (não sei bem como é porque nunca o fiz), mas é só remover a amizade. Simples, não?.


Admito que este post não foi nada positivo até agora, mas simplesmente não concebo este tipo de mentiras/desculpas/falta de chá entre amigos. Eu não o faço e não as digiro muito bem, fico sempre a pensar o que esconde mais esta pessoa, que de facto sente ou pensa de mim. É incrível mas pequenos nadas destes tem o poder de por em causa toda uma relação de amizade, pois minam-na em dois pilares essenciais, que são o do respeito e da confiança. E às vezes mente-se por tão pouco, a verdade é só um nadinha diferente. Porque não acreditar que o outro sendo nosso amigo vai aceitar e compreender, afinal não temos de ser perfeitos, nem ninguém nos deve exigir isso. Mas podemos e devemos ser íntegros e respeitar quem realmente se preocupa e gosta de nós ao ponto de nos oferecer a sua amizade. 



2 comentários:

  1. Concordo contigo Ana, se bem que eu muitas vezes nao sou perfeita, mas tento responder sempre que posso.
    Acontece que as vezes digo que nao respondi porque nao estava com vontade/paciencia para escrever, nao é falta de interesse mas por vezes nao estamos prai viradas.
    Cncordo que sinceridade é importante :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sabes Mia, eu acho que só nos magoa um pouco mais porque somos demasiado sensíveis, idealistas e quando temos um amigo nos dedicamos completamente.
    A vida não me ensinou nisso, mas ensinou-me a limitar as meias verdades, a me levantar depois da queda e acreditar que todos temos uma razão para os actos que cometemos.
    Eu decidi que não vou mais deixar que no meu coração fique algo negativo, posso ficar triste, fazer o meu "luto", mas no fim só quero guardar o melhor que aquela pessoa me deu, e isto de facto não é o melhor ;)
    Sei que muitas vezes não queremos melindrar o outro e é algo tão rápido e fácil de dizer ou fazer que nem pensamos muito nisso.
    Eu tenho um péssimo defeito, aguento tudo, vou guardando e no pior timing expludo e digo as mil palermices que criei na minha cabeça e o que de facto me magoou.
    Mas sim assegurar que o outro sabe a verdadeira razão é de longe o melhor.
    Mil beijinhos

    ResponderEliminar