No meu olhar vive a minha alma, calma, a minha saudade do que me fez e faz feliz, e mais do que tudo isso, o meu amor.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

E Depois do Natal





A tradição do Natal conforme a minha família foi diminuindo foi desaparecendo e com ela toda a magia desta época e da festa de Natal. Na casa dos meus pais havia o habito de fazer a árvore no dia 21 de Dezembro, data de aniversário do meu pai, e esta mantinha-se decorada até ao meu aniversário. Depois da minha mãe falecer raros foram os anos em que a árvore foi feita, de facto, as poucas vezes que ela existiu em minha casa, esteve sempre mais associada ao meu ex-marido (salvo uma excepção ou outra) do que a mim.

Não sei se nunca dei muita importância porque o Natal para mim tinha uma simbologia que me deixava triste ou se porque não queria contar a história do Pai Natal à filhota, (pois sempre lhe disse que ele não existia e que havia meninos cá e em muitos países que não tinham presentes), se foi por saber que esta data é meramente simbólica. Visto que o que consta na Bíblia é que os pastores estavam nos pastos com os seus rebanhos, se alguém pesquisar verificará o frio e a chuva que é normal neste mês em Belém, local onde Jesus nasceu, logo seria o tempo em que os rebanhos estavariam protegidos e não no pasto. Existem estudos que apontam a Primavera como a provavel data de nascimento de Jesus, mas por enquanto não existe uma data concreta. Quase todas as festas religiosas tem como fundo antigas festas pagãs existentes, e muitas delas coincidem com os solstícios e outros acontecimentos astrológicos. 

Gostaria de deixar claro, que acredito em Deus e na história de vida de Jesus, que admiro a sua vida, os ensinamentos que nos deixou e o enorme amor que espalhou por todos os lugares que percorreu e nas pessoas com quem conviveu.

Não me choca a escolha de uma data simbolica para o seu nascimento, é humano e natural, quantas vezes não foram encontradas pessoas sem documentos e sem conhecimento da data de nascimento e se procurou dar-lhe uma data de aniversário para que a cada ano pudesse festejar. Até aos animais fazemos isso, eu tenho uma ideia do mês de nascimento dos meus amiguinhos e tento manter esse registo, para saber a sua idade e para os mimar.

Mas eu retiro algo muito especial deste simbólico nascimento de Jesus, esta quadra toca os nossos corações, tornando-nos mais solidários, amorosos e compreensivos com os outros. O Amor de Deus toma conta de nós e transforma-nos num ser mais emoção e coração pronto a dar um pouco mais de si para a felicidade do próximo. 


Numa fase em que Portugal está a passar por enormes dificuldades financeiras, é visível o regressar de valores bem mais fortes que o número de prendas ou o valor dos presentes, está de volta a aceitação de uma realidade sofrida em que só resta dar o que temos de melhor e que nada custa, o nosso carinho e amor. Começa-se a ver novamente nas crianças uma humilde compreensão da realidade, que por enquanto ainda não é acompanhada de grande tristeza, mas sim de uma aprendizagem e aceitação da situação e a noção que os pais/familiares estão neste momento a fazer o melhor que podem e que é para eles a única loucura de Natal. 


Choca, magoa e emociona-me sentir e saber que em alguns lugares/lares, outras realidades bem mais duras se sobrepõem, o número de desempregados é enorme, muitos perderam ou estão na eminencia de perder o seu lar, muitos já não tem de comer e fora podermos contribuir em acções de recolha de alimentos ou bens, pouco mais podemos fazer com tantos cortes que nos são impostos. Resta-nos lutar por manter o nosso débil equilíbrio e agradecer silenciosamente a Deus o milagre de não sermos por enquanto nós, resta-nos partilhar o pouco de que ainda podemos prescindir, resta-nos sobretudo dar o nosso amor, compreensão e carinho a quem neste momento, depois de anos de luta, trabalho duro se vê nesta dura realidade. Resta-nos a Fé e a esperança que juntos somos bem mais fortes e que com Deus do nosso lado podemos ultrapassar mais esta fase negra que assombra este país. Resta-nos principalmente não baixar a cabeça e não desistir de Lutar.



Sem comentários:

Enviar um comentário