No meu olhar vive a minha alma, calma, a minha saudade do que me fez e faz feliz, e mais do que tudo isso, o meu amor.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A verdade sempre


      Sempre acreditei que em qualquer relação existe algo que é inultrapassável, a Verdade.
Ela sobrepõem-se a tudo o que a cerca, e em ultima instância, é dela a ultima palavra. Normalmente quando a usamos no dia a dia em pequenos gestos e palavras, ela mesmo que fraca, vexatória ou inocente, torna-nos fortes e livres para prosseguir em frente sem vergonhas ou medos.

       Às vezes somos postos à prova com calunias ou mentiras de alguém que não sabe viver ou aceitar a realidade, quer seja por despeito, inveja ou por na sua vida vazia não encontrar o que fazer. Por diversas vezes senti esse gostinho amargo perante a impotência e a espera que a verdade mais uma vez pudesse emergir e destruir todo o mal que a mentira ou calunia tinha feito. Mas há sempre situações inultrapassáveis, em breve  falarei de uma que se está a passar com uma amiga minha e que muito mal lhe tem feito, infelizmente essa é quase impossível de desmontar.

      Como disse, acredito que numa relação, principalmente numa relação amorosa a verdade deve ser o seu mais forte pilar, sempre achei que só uma relação saudável e verdadeira pode sobreviver a todas as intemperides da vida. Acredito também na existência de outros pilares como a confiança, o respeito, o amor e a vontade férrea de manter e fazer crescer esse mesmo amor, aprendendo com os erros e recomeçando sempre uma vez mais. 

    Acredito que até ao fim da vida do casal, os pequenos gestos de carinho, de elogio e apreciação são um eterno namoro que tem como climax a felicidade. Acredito porque vi esse tipo de amor entre os meus pais, eu não o vivi, mas ainda mantenho uma pequena esperança.

      Dou tanto valor à verdade que mesmo entre amigos, para mim ela é essencial, no entanto, já me deparei com situações em que embora não mentindo, omiti. Não porque quisesse de facto mentir, mas porque a verdade seria demasiado dolorosa e o resultado seria quase nulo, nada de bom viria dali. Nesses casos, por mais que eu abra a minha boca as palavras recusam-se a sair, algo o impede. Talvez Deus, talvez a certeza que o momento certo ainda não chegou. Guardei durante anos algo que omiti a uma das minhas melhores amigas, só lhe disse no dia que soube que se tinha separado, tentado uma nova relação e terminado por voltar à relação anterior, disse-lhe então a verdade para que os dois lados da balança ficassem equilibrados. Só ai ela entendeu porque eu não ia lá a casa quando ele estava, ou o desprezava, ele só não a tinha traído comigo, porque a todos os avanços dele sempre respondi não. Não lho tinha dito antes, porque ela é uma linda e forte mulher que tinha um bebé e estava à espera de outro quando isto começou a acontecer, mas só Deus sabe o quanto me custou não o fazer. Falo nisto, porque neste momento ela está bem mais feliz com alguém que a respeita e ama de verdade.



      E no entanto, como qualquer ser humano já menti, para não magoar ou desiludir, a pior lição que aprendi foi que um desses seres a quem menti, a minha mãe, morreu antes eu de poder terminar realmente o curso e lhe contar a verdade, sei que onde está ela me perdoa e compreende, mas eu nunca me perdoei. Hoje, a mentira é algo que tento por tudo evitar e sobre a qual sinto toda a culpa do mundo. A mentira pesa muito mesmo quando se mente por amor.



2 comentários:

  1. Olá Ana, obrigado pela tua simpática mensagem. Olha que não preciso de tradutor para falar contigo ;-) Gostei muito do teu blog. Como posso contactar-te? Tchau, Adrian.

    ResponderEliminar
  2. Olá, obrigado :), qualquer contacto pode ser feito através do meu mail que agora é visível no meu perfil. Volta sempre e quando quiseres podes dar a tua opinião ou até sugerir uma correcção.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar